A agricultura de alta rentabilidade busca incessantemente o ajuste de custos e a melhoria da eficiência nos processos produtivos. Para isso é preciso cada vez mais, buscar informações eficientes de como investir melhor, mantendo a produtividade da lavoura em um patamar elevado para que os custos fixos e variáveis se diluam num montante maior, aumentando assim a margem de lucro.
Dentre os ajustes de custos, em alguns casos, a adubação é um dos principais serviços que ficam no “topo da lista de redução de custos” pelos agricultores. No entanto, quando este investimento é diminuído na lavoura e/ou não efetivado, pode acarretar em sérios prejuízos no resultado final da produção.
A adubação é fundamental para incrementar a produtividade de culturas de verão, principalmente em solos tropicais, que se caracterizam por ter uma fertilidade química baixa e alta intemperização. Os fertilizantes possuem a função de nutrir as plantas adequadamente e corrigir o solo se necessário. Ou seja, a adubação possui uma relação direta com a produtividade, podendo interferir positivamente ou negativamente na rentabilidade de uma lavoura de produção de grãos.
Uma das alternativas para aumentar a eficiência da adubação é a utilização do Programa de Adubação Inteligente (P.A.I.), um sistema onde a partir de análises dos mapas de fertilidade do solo, é realizado um diagnóstico, levantando quais os investimentos (precisos) em fertilizantes e corretivos, que levam para o agricultor maior retorno em rentabilidade e apontam qual é a prioridade nestes investimentos.
“Este programa foi desenvolvido internamente pela AgroPrecision, com o objetivo principal de direcionar o produtor sobre o investimento primordial em adubação que ele deveria fazer. Tivemos resultados satisfatórios com incremento mínimo de 5% ao ano em produtividade sem alterar os investimentos programados em adubação na propriedade” comentam Leonardo e Rodrigo Rossato.
Além disso, o P.A.I. considera os fatores técnicos de utilização de cada fertilizante e/ou corretivo.
Dentre os principais benefícios do Programa de Adubação Inteligente, estão:
- Planejamento antecipado da compra de fertilizantes e corretivos;
- Aumento da rentabilidade;
- Direcionamento do investimento para o nutriente que dará maior retorno;
- Indicação da melhor fonte a ser utilizada;
- Menor dano ao meio ambiente;